Artista independente e autônomo…
Esta alcunha de “artista independente” causa estranheza e curiosidade…
Muita gente pergunta como gravei meus álbuns em casa, tocando todos os instrumentos. Como é possível?
Bem…
Vivemos um interessante momento em que a evolução tecnológica nos permite boa qualidade de gravação em sistemas compactos de estúdios caseiros a custo acessível. Paralelamente, o crescente consumo de música digital em dispositivos de baixa fidelidade de reprodução, diminui a percepção da diferença de qualidade técnica para as produções realizadas em grandes estúdios.
Com uma estrutura mínima é possível gravar bem legal de dentro de casa. Minhas ferramentas são:
Um bom computador
Uma boa placa de áudio externa conectada via USB
Um bom microfone condensador.
Um teclado controlador conectado via USB
Meus instrumentos
Como o ambiente onde ocorrem as gravações obviamente influencia na qualidade final, montei um pequeno estúdio em um quarto de minha casa.
Através de um programa profissional de manipulação de áudio, gravo e edito um instrumento de cada vez, às vezes preciso repetir muitas vezes o mesmo trecho, às vezes posso recortar um trecho bem tocado e repeti-lo em outros pedaços da música e por aí vai…
Depois de gravados todos os instrumentos, utilizando o mesmo software em um processo que se chama mixagem, as trilhas gravadas são lapidadas e limpas. Corto os pedaços que não interessam, limpo os ruídos, aplico os efeitos de áudio, ajusto o volume e equalização dos instrumentos em cada momento da música etc. Na mixagem a música ganha “cor”, é uma importante fase do processo criativo.
A fase seguinte é a “masterização”. Vários canais gravados, no final se transformam em dois canais stereo. Nesta fase também ocorrem edições e equalizações finais que conferem a pitada final de corpo, brilho, peso e presença que desejo para a gravação. Ao final do processo temos o arquivo já no formato de utilização final.
Obviamente é um processo demorado e trabalhoso que requer capricho, primor e dedicação.
O resultado vale o trabalho. É ótimo fazer música!
Ouça os discos:
No Youtube: http://bit.ly/cristianogueira_youtube
No Spotify: http://bit.ly/cristianogueira_spotify
No Deezer: http://bit.ly/cristianogueira_deezer
No Soundcloud: http://bit.ly/cristianogueira_soundcloud
Saiba mais:
https://www.facebook.com/cristianogueiraoficial
Deixe um comentário